Acessibilidade

O processo de acessibilidade na Web visa assegurar que as pessoas com qualquer tipo de deficiência possam utilizar a rede mundial de computadores com independência e autonomia. Significa, de forma concreta, uma Web projetada de modo a que estas pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de uma maneira efetiva, bem como criar e contribuir com conteúdos para a internet.
Na atualidade existem milhões de pessoas com deficiência que ainda infrentam restrições diárias no acesso à internet, porque a grande maioria dos Web sites têm barreiras de acessibilidade que dificultam ou mesmo tornam impossível o acesso dessas pessoas a sites e portais. Se os Web sites e Web softwares, porém, forem projetados com acessibilidade, estas pessoas poderão usar os sites de forma confortável.
Como é sabido, a Web exerce um papel crescente e de suma relevância nas áreas de educação, negócios, comércio, governança, recreação, dentre outras. Assim, uma Web acessível é fundamental para proporcionar oportunidades iguais para todas as pessoas, nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
Uma inovadora forma prática e sem custos para o desenvolvimento de sites, hoje, se dá por meio da utilização de gerenciadores de conteúdo. Existem diversas ferramentas do gênero, como o Joonla, o Wordpress, o Drupal, dentre outros, sendo este último o mais acessível, tanto no acesso para visitantes quanto nas páginas de administração.
Por conta disso, a Webmyx, optou por desenvolver seu portal em Drupal, uma plataforma dinâmica que permite a webmasters publicar, gerenciar e organizar uma grande variedade de conteúdo, sem a necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação.
O Drupal é livre e grátis para download e integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, Por ser o gestor de conteúdos mais fiel às normas internacionais de acessibilidade, esta poderosa ferramenta é, hoje, a mais utilizada em sites.
Por meio de um sistema de administração totalmente em português e que pode ser acessado e gerenciado exclusivamente via web, é possível criar uma simples página, site, blog, ou até mesmo um portal repleto de recursos. E o melhor: Tudo isso com total acessibilidade aos leitores de tela.
Confira abaixo alguns atalhos de navegação com acessibilidade por meio de leitores de tela que podem ser utilizados neste site. Os atalhos a seguir funcionam de maneira efetiva nos SOFTWARES NVDA E Jaws. As demais tecnologias ainda não contemplam o respectivo padrão de navegação acessível, embora o sistema Operacional dosvox, através de seu aplicativo Webvox, permita uma navegação plenamente confortável em sites construídos com base nesta ferramenta.


Listagem de teclas de atalho
Teclas Função
Tabe Navegação por links e itens de formulário;
H Navegação por títulos de cabeçalho;
F Navegação por itens de formulário;
B Navegação por botões de formulário;
G Navegação por gráficos;
T Navegação por tabelas;
L Navegação por listas;
I Navegação por itens de lista;
N Navegação por textos;
CTRL+Insert+tecla Listagem dos elementos das teclas.